Ministro André Mendonça, do STF, faz palestra de encerramento do curso de formação de procuradores

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez a palestra de encerramento do curso de formação e integração dos 29 novos procuradores do Estado de Goiás. Por videoconferência, ele falou por mais de uma hora sobre o papel do advogado público, muitas vezes relatando experiências de seus quase 22 anos nessa condição. “Estudem cada vez mais, é preciso aprender, melhorar, não se acostumar com a mediocridade, porque há espaço, há carência de bons profissionais”, ensinou Mendonça.

Discorrendo sobre a atuação do advogado público, o ministro alertou que sem ele não haverá boas políticas públicas. “A admissão na PGE de Goiás não é o fim, mas deve ser o começo para vocês, porque, a partir de agora, vocês servirão à sociedade e ao Estado de Goiás. O estado e a sociedade não estão para garantir uma boa qualidade de vida para vocês; é o contrário: nós estamos aqui para assegurar qualidade de vida à sociedade”, afirmou.

Para o ministro, a atuação deve ser pautada em algumas dimensões fundamentais, como os direitos fundamentais, o estado de direito, e a accountability, que consiste no dever de prestar contas e na responsabilização. “Devemos, como advogados públicos, viabilizar as políticas públicas escolhidas democraticamente”, aconselhou o ministro.

O procurador Pérsio Rocha foi escolhido para fazer um questionamento em nome dos  novos integrantes da casa. Pérsio, que tem cegueira total nos dois olhos, emocionou Mendonça, que falou sobre os desafios de cada um. “Temos de agradecer pelo privilégio da vida, por ter saúde, e não nos deixar abater por críticas e palavras desencorajadoras”, disse o ministro.

Ao final, a Procuradora-Geral do Estado, Juliana Diniz Prudente, agradeceu pela disponibilidade do ministro e por suas lições. “Tenho de destacar que dentre as hipóteses que o senhor mencionou de servidor, o senhor é aquele que soluciona os problemas, foi assim que eu o conheci como advogado-geral da União”, afirmou Juliana. “O senhor tem o perfil de fazer mais, além do que se espera”.

Joomla Gallery makes it better. Balbooa.com

Utilizamos cookies essenciais e tecnologicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.