Atendimento psicológico aos servidores do Executivo começa hoje

O Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS) iniciará hoje suas atividades de atendimento psicológico aos servidores do Estado de Goiás

O PAS tem como objetivo oferecer apoio psicossocial aos servidores do Poder Executivo Estadual, de forma a ajudá-los a superar o mal-estar emocional, oferecendo alternativas para lidar com o contexto atual e foi concebido em três frentes de atuação.

Na primeira frente do Programa, são executadas ações psicoeducativas, já iniciadas desde maio de 2020 com a realização de lives, divulgação de vídeos e posts nas redes sociais da pasta @seadgoias e da Escola de Governo @escoladegovernogo.

Nas frentes 2 e 3 do PAS, com início hoje, serão realizados os atendimentos diretos aos servidores. A psicóloga Maria da Conceição Santos Sousa, da PGE, integra a equipe de atendimento.

A frente 2 será o primeiro e mais amplo nível de atendimento, dedicado ao acolhimento da demanda espontânea, em que serão oferecidos os cuidados psicológicos iniciais, com escuta empática e apoio emocional, tendo duração prevista de até 30 minutos de conversação. Nesta frente, também será realizada uma triagem e, dependendo da necessidade de cada servidor, oferecido novo atendimento a ser agendado diretamente com um profissional psicólogo.

A frente 3 promoverá os atendimentos agendados após triagem realizada pelo atendente da frente 2, e será voltada ao apoio especializado para casos mais críticos, tendo duração prevista de até 50 minutos de conversação. Nas situações em que forem identificadas a necessidade de acompanhamento psicológico contínuo será feita a orientação para a rede externa (assistenciada pelo SUS e rede privada).

O acesso inicial aos atendimentos do PAS será realizado pelo chat disponível no site da Sead www.administracao.go.gov.br/pas e a conversação será realizada por videoconferência. 

O atendimento será de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. (Comunicação Setorial da Sead)