PGE divulga informações sobre prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo

Mesmo com grande parte de seus servidores atuando em regime de teletrabalho, em decorrência da pandemia de Covid-19, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), por meio de sua Gerência de Gestão Institucional, participa da campanha Setembro Amarelo, com a divulgação de informações relativas à prevenção do suicídio.

Os servidores estão recebendo, pelo e-mail institucional, a cartilha Setembro Amarelo, elaborada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, e também uma Carta aos Pais, orientando sobre como identificar sintomas e comportamentos que possam ser relacionados com depressão e ideias suicidas. A entidade também orienta sobre a forma como o tema deve ser abordado por veículos de imprensa.

A intenção é mostrar que uma parcela dos suicídios pode ser evitada. Segundo dados de 2012 da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. Recentemente, com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, especialistas alertam para o crescimento dos casos de doenças mentais, que são consideradas fatores de risco para o suicídio.