Procuradora-geral coordena painel sobre corrupção no XXVIII Encontro do Conpedi

“A questão da corrupção para além das retóricas: pesquisas sobre corrupção no Brasil, estado de arte, crítica e análise dos efeitos sobre políticas públicas” foi o tema do painel coordenado pela Procuradora-Geral do Estado de Goiás, Juliana Diniz, na quinta-feira, 20, no XXVIII Encontro do Conpedi, realizado em Goiânia. No dia anterior, ela representou o governador Ronaldo Caiado na abertura do evento, que trouxe a Goiânia alguns dos mais renomados professores e pesquisadores de todo o País.

Juliana dividiu a coordenação do painel com o cientista político Roberto Bonifácio, da UFG. Os painelistas foram o professor da Universidade de Santa Cruz do Sul Rogério Gesta Leal; o professor da Universidade Federal de Santa Catarina José Sérgio Cristovam; e o professor Marcelo Figueiredo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Juliana, que é mestre em Direito Penal e foi professora na UFG antes de ingressar na carreira de procuradora do Estado, demonstrou preocupação com os resultados concretos de políticas públicas. “Muito se fala sobre isso, mas os resultados ficam muito aquém do que desejamos”, pontuou a procuradora. Ela defendeu um trabalho em sinergia com os órgãos de controle não só no aspecto repressivo, mas especialmente no preventivo. Ela lembrou que uma das ações instituídas no início deste governo foi uma revisão de todos os contratos, com uma redução de 25% nos preços. “Fiscalizamos esses contratos e vimos que em muitos deles as partes não cumpriram o que foi acordado”, informou.

A procuradora-geral também falou sobre a atuação da PGE na parte de recuperação de ativos para o Estado, inclusive por meio do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), do qual a PGE faz parte. A arrecadação desses ativos no ano de 2018 foi maior do que a dos anos de 2014 a 2017 juntos. “Essa atuação mexe com grandes grupos econômicos”, observou a procuradora-geral.

Outros procuradores do Estado participaram dos painéis, fóruns, workshops e oficinas durante o Encontro do Conpedi.